Desde 2012 ou 2013, não lembro ao certo, eu comecei a me envolver com as questões de parto. Me interessei sobre partos quando lia sobre recém-nascidos. Assim como grande parte das mulheres, eu achava que para parir de forma natural, era só chegar no hospital em trabalho de parto, ou se tivesse algum problema, a indicação era cesária. Mas não é bem assim que funciona e isso fica para outro post :)
Quando li sobre partos humanizados, respeito ao nascimento, parir em casa e tudo mais, fiquei encantada e logo postei:
sonho em fotografar parto

Bom, não aconteceu em 2013, mas sim em 2014. :)
A Patricia – mãe do Bernardo e Arthur, também autora do blog Conversando com Bernardo – estava planejando um parto Domiciliar e me convidou para fotografar o parto. Como seria o meu primeiro parto, trocamos muitas mensagens sobre preferências, plano de parto, o que ela gostaria que fosse fotografado, quem seria a equipe, doula e estava tudo certo. A data prevista era para Abril.
Enquanto isso, me preparei, lí muitos relatos de parto em blogs e partos, ví diversos vídeos de parto parto humanizado domiciliar…
A DPP foi se aproximando, entrei de plantão para o chamado, meu material e equipamento estava tudo organizado, limpo e pronto. Dia 10 de abril falei com o marido que eu iria dormir mais cedo que o costume “vem bebê aí” eu disse.
Acordei (11 de Abril) mais cedo que o costume também, assim que resolvi pegar no celular, recebi uma mensagem da Patrícia que estaria entrando em Trabalho de Parto, pra eu ficar de prontidão. Na época, eu ainda trabalhava em uma outra empresa, lembro que saí correndo de casa, nem tomei café direito. Peguei tudo e fui trabalhar aguardando a mensagem dela ou da Doula.
Por volta das 10h da manhã, fui pra casa dela.. A equipe já estava lá e tudo acontecendo tranquiliamente.
Após poucas horas de TP, às 13:44, Arthur nasceu na água, aparado pelas mãos da própria mãe, o pai – Alessandro – acompanhando tudo ao lado, apoiando e emocionado com tudo o que acontecia. Depois o Bernardo chegou com a vovó para conhecer o irmãozinho Arthur.. Ficou todo feliz!! Após a equipe certificar que estava tudo bem, fui embora com o coração leve e cheio de gratidão. A Pati escreveu o relato do parto no blog, clica aqui.

O que posso dizer desse dia, é que foi incrível. A emoção tomou conta de todos, eu me controlei um monte para não chorar no momento exato.. rs Preciso tirar as fotos, né? Fiquei muito feliz e lembro desses momentos com muita felicidade, afeto e boas energias. Fotografar parto é um dos maiores presentes que a vida me deu. Contar a história, através das fotos, dos primeiros momentos de uma vida que acabou de nascer: o olhar, o choro, o contato, a mamada… o primeiro suspiro!

Obrigada, família, por permitir que eu estivesse com vocês nessa hora tão preciosa. Depois desse dia, eu nunca mais fui a mesma pessoa. Me transformei para melhor!

A equipe:

  • Adriana Vieira, doula;
  • Rose Pereira, enfermeira obstetra;
  • Driele Alia, obstetriz;
  • Talitha Cicon, fotógrafa;
  • Eliana, super vovó;
  • Bernardo, filho e irmão mais velho;
  • Alessandro, marido e pai

parto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santos parto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santos

parto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santosparto humanizado domiciliar planejado em santos