Para falar sobre o Parto da Lara, é preciso voltar um pouco no tempo e contar uma história.
Conheci a Geisa e o Gian na época em que ameaçaram fechar uma das principais maternidades de Santos. O hospital alegava que atenderia apenas cesária agendada e nada de parto normal. Isso causou uma comoção enorme entre os grupos de gestantes e famílias. Resultado desse absurdo? Fomos pra rua prostestar e conseguimos, a Casa de Saúde de Santos voltou atrás e deu tudo certo. Para ver as fotos do protesto, veja aqui.

protesto contra fechamento maternidade casa de saúde de santos

protesto contra fechamento maternidade casa de saúde de santos

protesto contra fechamento maternidade casa de saúde de santos

protesto contra fechamento maternidade casa de saúde de santos

Depois desse protesto, a Geisa entrou em contato comigo para marcar um Ensaio de Gestante e também para falar dos planos sobre o parto humanizado domiciliar que ela estava planejando.

Fomos conversando sobre o parto domiciliar, ela ainda precisava confirmar a equipe algumas informações e instruções.
Enquanto isso, fizemos reuniões por telefone e uma presencial. Fui conhecer a casa dela, ver os espaços, iluminação, fiz minhas perguntas sobre as preferências dela e esclarecemos todas as dúvidas em relação ao seu parto e à fotografia.

Quando chegou a 38º semana, começou o meu plantão. Nada de sair de Santos ou compromissos que não pudessem ser desmarcados. A qualquer momento, eu estava pronta para receber a ligação sobre o início de trabalho de parto.
Tinha bastante contato com a Doula Adriana Vieira (Namaskar Yoga), ela ficou de me contatar quando soubesse de novidades.
No dia 07 de Agosto, eu estava lá no Namaskar, dei uma passada para acertarmos algumas coisas da Exposição de Fotos de Partos, era dia de Aula de Yoga da Geisa e nos encontramos. Segue o papo:

Eu: Oi, e ai, ta tudo bem com você?
Ela: Ah, tá sim. Só uma dorzinha aqui e outra alí, mas nada demais. Acho que vai demorar mais um pouco.

Dia 09 de Agosto, era o dia de chá de bebê do meu sobrinho, o Miguel. Eu ia tentar dar um pulo lá em SP apenas pra dar um abraço na família e voltar no mesmo dia… Eis que mando uma mensagem pra Adriana bem cedinho:

“Dri, vou dar um pulo em SP, volto após o almoço. Tá sabendo de algo da Geisa?”
Ela: “Então, Talitha.. Tô aqui na casa da Geisa desde cedinho e acho melhor você tomar um cafê e vir aqui. Acho que nasce hoje.”.

Coração bate e fica à mil! Toda vez que tem parto, é essa sensação boa que faz meu coração pulsar de alegria!! Me arrumei e segui para a casa… Já estavam por lá a Dra Izilda Pulpo (um amor de pessoa e ótima doutora!) e a Adriana.

parto humanizado domiciliar em santos

Muito amor por esse lanchinho e pelos biscoitinhos <3

O Gian estava lá com elas tomando super café (olha a foto aí acima, super caprichado), enquanto a Geisa estava meditando se concentrando nas contrações. É preciso dar um espaço e um tempo para conectar com si mesma…

parto humanizado domiciliar em santos

Depois que ajeitei as coisas, fui ver como que estava por lá, entrei no quarto e a vi emocionada, agradecendo pelo momento que ela tanto esperou, estava acontecendo. Vida real, emoções reais.

A casa já estava no clima, o quarto dela também estava pronto para recebê-la, todos os detalhes escolhidos à dedo, tudo muito caprichado. Geisa e Gian prepararam lembrancinhas muito legais e tinham a ver com a Natureza, um assunto que eles gostam bastante, era uma mudinha de bambu.
parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo
parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo

Essa foto demonstra como um parto domiciliar é feito de forma planejada. Mesa da sala com os equipamentos médicos para o atendimento após o nascimento da Lara. Para um parto humanizado domiciliar, a gestação tem que ser de baixo risco, e estava tudo em ordem com a Geisa, então, durante seu acompanhamento com a Dra Izilda, conversaram bastante sobre como seria feito e montaram um plano de parto humanizado domiciliar.

parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo
E assim, o dia seguiu… Foram 12 horas de trabalho de parto, chuveiro, bola para rebolar, dança para soltar o quadril e a bebê descer mais, lanchinhos, água.
O trabalho de parto foi evoluindo, até que as 19:31, com 2,875kg, Lara nasceu em seu quarto, com seu choro mansinho, mamou e ficou em contato pele a pele com a mãe!

Que energia, que alegria e quanta emoção.. A equipe toda vibrava com o seu nascimento, viva o parto humanizado domiciliar!

Parir não deve ser fácil, não, gente. Eu ainda não tenho filhos, mas só de presenciar todo esse trabalho de parto, vejo que precisa de muita determinação, empoderamento pra conseguir.
Não apenas pela dor (para isso, a mulher pode contar com o auxílio da Doula para alívio de dores), mas para ter direito à um parto humanizado domiciliar é outro trabalho/luta.

Geisa, você foi incrível, uma mulher forte, persistente e uma super leoa, que garra!
Gian, foi um pai-doulo, sempre a incentivando e lembrando sobre o parto que ela tanto queria, dizendo palavras de força e incentivo.
Placenta nasceu, cordão parou de pulsar e o Gian que cortou o cordão umbilical…cena linda! Após a uma hora do parto, a Geisa foi tomar um banho, Gian fez um suco de caju pra equipe e brindamos o nascimento da pequena Larinha.
Muita gratidão por terem permitido que eu estivesse ali, fotografando tudo! São por esses momentos que sindo que escolhi a profissão certa. É uma honra ter fotografado o nascimento da Lara em sua casa e em seu quarto. Um dia, ela irá ver essas fotos e saberá como era o papel de parede que estava decorado, ver alguns móveis que fizeram parte do ambiente e de tudo o que aconteceu.. Desejo toda felicidade para essa família querida.

Pura ocitocina nesse dia! <3

Toda a equipe que estava lá, foi muito bacana vê-los em prol do nascimento humanizado.
Dra. Izilda Pupo – Ginecologista Obstetra, mulher, mãe e médica maravilhosa. Ela anda com um kit de maquiagem para a Geisa sair bem na foto rs.. Muito fofa!
Adriana Vieira – Doula querida e amorosa!
Dr Ruy Pupo – Pediatra Neonatal
Edna – enfermeira
Talitha Cicon – Fotógrafa que fazia força (sem perceber) na hora dos puxos e contrações rsrs

parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo  parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto-humanizado-domiciliar-24 parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo   parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são pauloparto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo
parto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são pauloparto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo parto humanizado, parto domiciliar, santos, são pauloparto humanizado, parto domiciliar, santos, são paulo

Parto Humanizado Domiciliar, Planejado e Assistido – Nascimento da Lara from Talitha Cicon on Vimeo.